Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

As estações fantasma do Metro de Londres

Mäyjo, 18.11.13

O metro de Londres é, indubitavelmente, um dos locais mais ligados à mobilidade do mundo. Inaugurado há 150 anos, o Tube tem 270 estações activas, num percurso que ronda os 400 quilómetros.

Como é normal numa infra-estrutura tão antiga e que acompanhou o próprio crescimento de Londres – de três para nove milhões de pessoas –, o Tube inaugurou novas estações, fechou outras e chegou mesmo a não abrir algumas que já tinha construído.

É nesta faceta histórica e quase negra que entra o projecto Us Versus Them, de Dylan Maryk, um entusiasta pelo metropolitano londrino que apresentou, no início do ano, o mapa das estações fantasma do Tube.

Quem conhece o metro londrino sabe que os túneis se multiplicam. Muitos deles não podem ser acedidos, o que favorece o mapa de Maryk. Muitas das estações foram fechadas por falta de passageiros, outras acabaram por fechar devido a outras construções, mais modernas.

É aqui que o projecto de Maryk ganha uma dimensão fascinante, que relata não só o lado místico do Tube mas também a sua própria evolução ao longo de século e meio.

E se quiser entrar mesmo neste assunto, não deixa de visitar o site Abandoned Stations. Aqui pode receber a lista de estações abandonadas e, clicando no nome, inúmeras fotos – de hoje e ontem – do local. Pode ter uma garantia: algumas das fotos são assustadoras.

 

estacoes fantasma Londres_SAPO

 

 

in: Green Savers